Bem bom dia a todos e todas rsrs.
Bom como todos(as) sabem, tenho um irmão escritor Roney Moraes e uma mãe professora de Português Celedyr Argeu Moraes onde tive alguma influência na questão..... como devo falar....ah em português.... mas para ser sincero eu odeio kkkkk.
Bem venho aqui expressar um pouco do que eu aprendi como pessoa e Fisioterapeuta.
Hoje falo de uma visão que adquiri nesse pouco tempo de caminhada e de trocas de conhecimento a respeito do corpo humano, e que falarei sobre o Holismo do terapeuta.
Conceito Holismo
Na T.A. (terapia manual) esse conceito enfatiza que o sistema músculo-esquelético merece sim uma avaliação minuciosa , muito cuidadosa e completa independentemente de onde e quando o paciente/aluno/cliente seja visto, qualquer que seja a natureza da queixa que ele te apresenta.
É tão inadequado evitar avaliar o sistema cardio-vascular num paciente que apresenta uma queixa músculo-esquelética, quanto é inadequando evitar avaliar o sistema músculo-esquelético de uma paciente que apresenta dor torácica aguda considerada de origem cardíaca. O conceito é de um paciente doente que precisa ser analisado e avaliado.
Lembrei do meu irmão e da minha mãe que são Cardiopatas de carteirinha e que se eu não me cuidar me tornarei também rsrs.
Devemos todos nos profissionais da área de saúde lembrar que temos que tratar pacientes e não tratar as patologias,rsrsrs morri de ri agora pq lembrei de um epsódio do DR.HOUSE em que ele diz o contrário kkkkkk.
Abraços fisioterápicos para tds que precisarem...até a próxima troca de informações....