sexta-feira, 8 de abril de 2011

BURSITE

A bursa é uma pequena bolsa com as laterais sobrepostas e com uma pequena quantidade de líquido no seu interior,afim de facilitar a movimentação de músculos e tendões sobre as preeminências ósseas
Localização
A Bursa está localizada sobre ligamentos e tendões ao redor das articulações. Temos Bursa nos Ombros, Cotovelos, quadril, Joelho, tornozelo, etc. Somente para citar os  locais mais acometidos.

Função
R. A bursa tem por finalidade diminuir o atrito entre as partes móveis do organismo. Imagine uma tecido de cetim, a bursa é semelhante, muito escorregadia.
A diferença é que entre os folhetos da bursa existe uma lamina muito fina de líquido que tem a função justamente de diminuir o atrito entre as camadas da bursa.

Causa da Bursite
Traumatismos locais (agudos ou crônicos) ou micro traumas de repetições podem levar a uma inflamação nessa região e a bursa responde a esse trauma produzindo mais liquido. Quando a bursa fica cheia de liquido ela doi e dizemos que o paciente está com BURSITE.

Bursite Crônica
O bursite de longa data é chamada de bursite crônica. A diferença entre a bursite crônica e a bursite aguda é que na bursite aguda encontramos normalmente uma maior quantidade de liquido dentro da bursa. Na bursite crónica além de liquido (pequena quantidade) observamos um espessamento nas paredes da bursa. Na bursite crônica a paredes da bursa perdem parte da sua capacidade de diminuir o atrito entre as partes móveis do organismo e pode surgir a crepitação.


Sintomas
Os sintomas mais comuns da bursite são:
* Dor;
* Edema (inchaço);
* Inflamação;
* Restrição de movimento



Nenhum comentário: