quarta-feira, 23 de março de 2011

O que é Osteoporose?

Osteoporose é a doença que afeta os ossos de uma maneira geral, causando perda da massa óssea, ou seja, leva a um desgaste dos ossos e redução da quantidade de cálcio no interior dos mesmo. Esta é uma doença que afeta mais comumente as mulheres após a menopausa, mas pode ocorre associada a outras doenças numa idade mais precoce ou mesmo em homens. O correto diagnóstico deve ser valorizado, pois a osteoporose pode levar a um número grande de problemas, sendo o mais comum as fraturas em qualquer parte do corpo, causando até morte em decorrência das fraturas, especialmente em idosos. Portanto, devemos regularmente procurar um médico especialista que faça um bom exame clínico e solicite uma Densitometria Óssea. Se o resultado for compatível com osteopenia (pré osteoporose) ou osteoporose, dever ser realizado um tratamento medicamento específico que aumenta a absorção do cálcio e sua deposição nos ossos. O acompanhamento da osteoporose deve ser realizado com a Densitometria Óssea, sempre que o seu médico achar necessário.


Nosso esqueleto está sempre sendo remodelado pela perda de 300 a 700 mg de cálcio por dia. Repor esse cálcio através da alimentação ou de suplementos é fácil, fazer os ossos assimilarem é que são elas. A assimilação depende de vários fatores, entre eles sol, vitamina D, exercícios, fósforo, magnésio e estrogênio. Por isso a situação da mulher cuja massa óssea já não é muito densa pode se tornar problemática após a menopausa, já que haverá muito menos estrogênio em circulação. Mas atribuir a osteoporose exclusivamente à falta de estrogênio é muito simplismo. Estudo recente envolvendo uma série de amostras de densidade óssea de mulheres de 20 a 88 anos mostrou que 50% da massa óssea são perdidos antes da menopausa.



E por que se perde cálcio?


Por miríades de razões da vidinha cotidiana: ansiedade, depressão, stress, falta de exercício, diarréia, disfunção na tireóide, excessos de proteína, gordura, sal, açúcar, fibras suplementares e ácido oxálico na comida, deficiência de ácido hidroclorídrico, ingestão habitual de álcool e cafeína, uso de antiácidos, tetraciclina, heparina, laxativos, diuréticos, anticonvulsivantes, aspirina e cortisona. O consumo de refrigerantes, carnes conservadas, queijos fortes, molhos industrializados, pães e massas de farinha branca também atrapalha, já que nos faz absorver muito fósforo, mineral que inibe a absorção do cálcio se estiver em maior proporção. A lactose (açúcar lácteo) tem um papel decisivo na assimilação do cálcio do leite. Pessoas alérgicas ou cujo organismo não digere a lactose aproveitarão pouco cálcio, ainda que seu consumo de leite e laticínios seja grande.
Na osteoporose, tudo depende de duas coisas: a densidade óssea inicial e a velocidade com que se vai perdendo o cálcio. Ambas podem ser modificadas pelo estilo de vida. Na verdade, uma mulher com alto risco de osteoporose faria bem em adotar uma alimentação mais vegetariana: perderia muito menos cálcio. É o caso das mulheres orientais, cuja taxa de osteoporose é baixíssima apesar do pequeno consumo de cálcio. Mas quando passam a comer uma dieta americanizada, muito rica em proteína, sua eliminação de cálcio pela urina aumenta, porque o organismo gasta muito cálcio para processar a proteína. E isso não tem nada a ver com redução de estrogênio.






Como prevenir o aparecimento da Osteoporose
  • Se estiver na menopausa, procure seu médico para saber se há indicação de reposição hormonal segura
  • Se tiver mais de 65 anos, fazer uma Densitometria Óssea após indicação clínica e se já tiver Osteoporose, tratá-la corretamente para evitar fraturas, que em geral ocorrem na coluna (vértebras), punhos, bacia (fêmur) e costelas
  • Após imobilização prolongada, procure evitar grandes esforços com o osso fraturado, procurando sempre fazer um aumento gradativo da carga neste osso
  • Não ingerir alcóol em grandes quantidades
  • Tomar café moderadamente
  • Ingerir alimentos riscos em cálcio, como por exemplo o leite
  • Evitar uso prolongado de corticóides
  • Manter controlada e estabilizada as doenças endócrinas e reumáticas
  • Procurar seu médico regularmente que fará o acompanhamento clínico e quando necessário com Densitometria Óssea.
Fatores de Risco para Osteoporose
  • Diminuição dos hormônios femininos (mulheres após menopausa)
  • Idade avançada (mais de 65 anos)
  • Imobilização prolongada (fraturas exposta ou complexa)
  • Alcoolismo
  • História familiar positiva para Osteoporose
  • Ingestão de café em grande quantidade
  • Alimentação pobre em cálcio
  • Uso prolongado de corticóides
  • Algumas doenças Endócrinas ou Reumática

Nenhum comentário: