quarta-feira, 27 de abril de 2011

Lesão meniscal


Lesão meniscal
As lesões meniscais são a principal causa de indicação de videoartroscopia do joelho. O menisco medial é mais frequentemente lesionado do que o menisco lateral porque o menisco medial é firmemente aderido em toda a periferia da cápsula articular do joelho, ao invéz disto o menisco lateral é mais móvel, menos aderido.
As lesões dos meniscos são raras na infância, podem ocorrer na fase final da adolescência, e são mais frequêntes na terceira e quarta década de vida. Após os cinquenta anos, as lesões dos meniscos são geralmente são resultado de artrose da articulação.
Sintomas
Os sintomas de uma lesão do menisco são dor ao movimento rotacional, sensação de bloqueio na articulação,  inchaço. No exame médico apresenta dor na palpação da linha da articulação e sensibilidade quando é realizada a flexão com rotação do joelho.
Tratamento e prognóstico
Lesões pequenas, estáveis e assintomáticas não necessitam de tratamento cirúrgico. As lesões que causam sintomas persistentes podem ser tratadas por artroscopia. O objetivo no tratamento cirúrgico é ressecar a porção lesionada ou realizar a sutura quando possível.
Nas lesões da região dos dois terços mais centrais dos meniscos ( região sem vascularização) necessitam de ressecção. Após o procedimento o retorno  completo as atividades  deve ocorrer em 6 semanas.
Já as lesões periféricas podem cicatrizar espontaneamente ou através de sutura.
Lesão meniscal

Nenhum comentário: